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domingo, 4 de novembro de 2012

O Livro da semana. Ler faz bem. Leia esta semana!

Nesta novo post vou falar sobre O Livro da semana. Sobre moda de preferência pois vai ajudar a todos os interessados e os que querem descobrir a importância da moda no mundo globalizado que vivemos. O ideal é que todos lessem em uma semana, mas eu sei que não é fácil. Primeiro empecilho é o preço dos livros que é de matar de raiva, mas quando for no Shopping Center vá na Saraiva, na Cultura, ou Civilização Brasileira e se ler por 15 min já é uma vitória, um começo para tirar a idéia de "Eu não gosto de ler".Dê uma olhada neste livro que eu sei que vocês vão gostar. Afinal eu já conheço vocês um pouco senão vocês não estariam lendo meu BLOG, certo?


46 LIVROS DE MODA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER
Autor(es): Vários
Organizador(es): Camila Perlingeiro
Capista: Mariana Newlands
ISBN 9788589617048
MODA
Páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 200 Kg
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2007

Preço: R$ 35,00 

Para comprar:
(LOJAS PARCEIRAS)









Sinopse:
46 autores. 46 livros. 46 paixões. A MemóriaVisual convidou 46 profissionais
do mundo da moda para que escrevessem um depoimento sobre o livro de moda que
traçou a sua carreira, mudou seu rumo, abalou seus alicerces. Livros de moda
que foram esquecidos pelo tempo. Livros novos recém-publicados, livros em
outras línguas. 46 livros de moda que você não pode deixar de ler nasceu para
ser uma obra de referência para todos aqueles interessados em moda. Quer ser
um ponto de partida para os estudantes, uma dica especial dos professores, um
guia para os profissionais e colecionadores de livros sobre o tema.

"Indicar livros ou leituras é algo nobre. É como confidenciar alguns de nossos
segredos mais íntimos; indicar um amigo para um cargo de confiança; ou educar
uma criança. É algo de extrema responsabilidade. Algumas leituras podem marcar
nossas vidas para sempre", diz Paula Acioli no primeiro parágrafo de seu
depoimento.
Sumário:
Amanda França | A costura do invisível [Jum Nakao]
Ana Paula de Miranda | Sistemas da moda [Roland Barthes]
André Ricardo Robic | Style surfing [Ted Polhemus]
Astrid Façanha | A dash of daring [Penelope Rowlands]
Biti Averbach | Xtreme fashion [Courtenay Smith]
Camila Perlingeiro | A roupa e a moda [James Laver]
Carol Garcia | O casaco de Marx: roupas, memória e dor [Peter Stallybrass]
Crib Tanaka | Modos de homem, modas de mulher [Gilberto Freyre]
Cristiane Mesquita | O Império do efêmero [Gilles Lipovestsky]
Cristina Seixas | Il marketing della moda [Antonio Foglio]
Doris Treptow | Memórias alinhavadas [Rui Spohr]
Dorotéia Pires  | Moda design [Nanni Strada]
Eleni Kronka | Pulchrum: Reflexiones sobre la belleza desde la antropología
cristiana [Antonio Ruiz Retegui]
Evelyn Bonorino | Código de vestir [Tobey Fischer-Mirkin]
Fernanda Resende | Front Row: Anna Wintour [Jerry Oppenheimer]
Flávia Padilha | Streetstyle [Ted Polhemus]
Germana Fontenelle | Tecnologia do vestuário [Mário Araújo]
Gilda Chataignier | 5000 mil ans d' élegance [Yvonne Deslandres]
Juliana Pinheiro Mota | Sonia Delaunay: fashion and fabrics [Jacques Damase]
Kathia Castilho | Fio a Fio [Gilda Chaitagnier]
Laura Artigas | O Espírito das roupas [Gilda Melo e Souza]
Lu Catoira | A linguagem das roupas [Alison Lurie]
Lula Rodrigues | Almanaque da moda masculina [Lula Rodrigues]
Marcia Couto Mello | Il senso della moda [Roland Barthes]
Maria Celeste de Fátima Sanches | Moda e linguagem [Kathia Castilho]
Maria Cristina Volpi Nacif | Histoire du costume en ocident de l'antiquité a
nos jours [François Boucher]
Maria do Carmo Teixeira Rainho | La mode [Georg Simmel]
Mariana Meier | Shoes: the complete sourcebook [John Peacock]
Mirela Lacerda | Fifty years of fashion [Valerie Steele]
Nízia Villaça | Mode [Laura Bovone]
Patrícia de Mello e Souza | El cuerpo diseñado [Andrea Saltzman]
Patrícia Sant'anna | Roupa dentro do corpo [Rubens Gerchman]
Paula Acioli | Cinderela [Walt Disney]
Rebeca Moraes
A Moda do século [Francois Baudot]
Renata Abranchs | Costume cavalcade [Henny Harald Hansen]
Renata Pitombo | A moral da máscara [Patrice Bollon]
Rita Andrade | Fashion theory
Roberta Ristow | People in Vogue: century of portraits
Rosane Preciosa | Todos os caminhos da moda [Gilda Chaitagnier]
Sylvia Demetresco | Windows at Tiffany's: the art of Gene Moore
Sônia Elbachá | Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico [Solange
Wajnman e Adilson José de Almeida]
Suzana Barreto | Abbigliamento e salute [Gilbert Schlogel]
Thereza Duarte | Luxo eterno [Giles Lipovestsky]
Titta Aguiar | The perfect fit [Lynne Henderson Marks e Dominique Isbecque]
Virginia Saback | A previsão de tendências para a Indústria Têxtil e do
Vestuário [Manuela  Neves e João Branco]
Yara Eleodora | A Moda e seu papel social [Diana Crane]
Orelha:
Amanda França é formada em Comunicação (Rádio e Televisão) pela FAAP,
pós-graduada em Fotografia e Mídia pelo Centro de Comunicação e Artes do
Senac-SP e cursou jornalismo de moda na Eca-USP. Atuou como produtora nas
emissoras Bandeirantes e TV Cultura em São Paulo. Editora de fotografia e
fotógrafa do site Moda Almanaque do UOL (projeto iniciado no jornal Folha de
São Paulo) e uma das editoras da revista cultural online Speculum, atualmente
é pesquisadora na Editora Globo e fotógrafa freelancer.

Ana Paula de Miranda é doutora em Administração de Empresas na USP com tese em
consumo simbólico. Pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda
da Universidade de Manchester (Reino Unido). Professora de Teoria do Consumo
do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial e Coordenadora do MBA em Moda
da Faculdade Boa Viagem (FBV) - PE. Possui 25 trabalhos publicados no Brasil,
Chile, Estados Unidos,Venezuela e Espanha, entre eles a revista espanhola
DeSignis e a versão brasileira da revista inglesa Fashion Theory e o livro
Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. É diretora de negócios
da Modus - Marketing & Semiótica.

André Ricardo Robic é diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda -
IBModa. É doutor em Administração pela USP, consultor de marketing,
palestrante e professor dos MBAs do IBModa, FIA e FAAP.

Astrid Façanha é jornalista, colaboradora do jornal World Fashion e das
revistas Vogue Brasil e Têxtil, entre outras. Mestre em Ciência da Informação
pela UFRJ, como bolsista do CNPq defendeu a dissertação "Entre Pigmentos,
Scrapt Books e Passarelas". Pesquisadora de Moda é membro fundador do NIDEM
(Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda) e da Equipe 12 (Pesquisa e
Projeto Museológicos de Acervos de Indumentária). Atuou durante seis anos com
o agenciamento nacional e internacional de modelos. Coordenou os cursos de
Jornalismo e de Publicidade do Centro Universitário de Maringá, no Paraná.
Atualmente é docente no bacharelado em Modelagem e Estilismo do Senac-SP, da
pós graduação em Criação e Styling do Senac-SP, da Pós- Graduação em
Comunicação e Negócios do Cesumar, no Paraná e do curso de extensão em Fashion
Styling do IED, Instituto Europeo di Design, em São Paulo.

Biti Averbach é editora, stylist e jornalista de moda. Foi editora de moda da
revista Marie Claire durante sete anos, de 1999 a 2007. Atualmente trabalha
como freelancer na área de moda e publicidade, e publica o blog Moda sem
frescura, especializado em moda, música, arte e cultura pop.

Camila Perlingeiro é diretora da Memória Visual, editora especializada em
moda, gastronomia, biografia e fotografia. Também é coordenadora de projetos
especiais da Pinakotheke Cultural, instituição especializada na difusão da
arte brasileira. É mestre em Museum studies: costume and textiles pelo Fashion
Institute of Technology, Nova York, e uma apaixonada pela história dos trajes
de banho e por causa disso tem uma pequena coleção de peças, documentos e
fotografias de outras épocas.

Carol Garcia é jornalista graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre
em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e doutoranda no mesmo programa. É
diretora científica da Modus Marketing e Semiótica, atendendo empresas
estabelecidas nos Estados Unidos e no Brasil desde 1998. Colabora com
L'Officiel Brasil e é co-autora do livro Moda é comunicação: experiências,
memórias, vínculos (Anhembi Morumbi, 2005). Entre 2003 e 2007 coordenou as
especializações em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida, Cultura de Moda e MBA
em Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Em 2004, sob sua edição, o conjunto
do trabalho do website Moda Brasil (2000-2005) foi considerado pela
Internacional Foundation of Fashion Technology Institutes uma das cinco
melhores práticas de educação em moda do mundo.

Crib Tanaka é jornalista, estilista e pós-graduada em Marketing. Especializada
nas áreas de música, literatura e moda, já colaborou com diversos veículos
entre eles a agência Reuters, o site Moda Brasil (Universidade Anhembi
Morumbi) e o extinto Caderno H (Jornal do Brasil). Após trabalhar dois anos
com assessoria de imprensa, atualmente é coordenadora de marketing da griffe
Espaço Fashion. Apaixonada por moda, adora detalhes.

Cristiane Mesquita é doutoranda em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades
Contemporâneas - PUC-SP com a pesquisa Roupa-território de existência. Atua
como pesquisadora, professora, jornalista e consultora de projetos criativos e
acadêmicos pela Olho Imagem de Moda. Curadora do ziguezague (MAM/SP 2007);
autora de Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis (Anhembi
Morumbi, 2004); diretora de Jardelina da Silva: eu mesma (Diphusa, 2006, DVD)
e Mas isto é moda? (PaleoTV, DVD, 2005), coordena a pós-graduação em Criação
de imagem e styling de moda no Senac/SP e trabalha junto à Universidade
Anhembi Morumbi/SP e Faculdade Santa Marcelina/SP, entre outras.

Cristina Seixas é mestre em Artes e Design (PUC-Rio); jornalista, formada pela
PUC/Rio; estilista, formada pelo SENAICETIQT, pesquisadora de Moda e produtora
Cultural, é diretora da Interfashion - assessoria, eventos & marketing,
empresa que trabalha em duas vertentes: Assessoria em Estilo, e direção e
produção de eventos em geral.

Doris Treptow leciona no Savannah College of Art and Design, EUA. Sua formação
em moda iniciou em 1989 no CETIQT /Rio, seguido por especialização em Moda
pela UDESC/ Florianópolis e mestrado pelo SCAD/Savannah. Atuou como estilista
e modelista no mercado de malharias em Santa Catarina e produziu sete vídeos
Dossiê da moda com pesquisa de tendências. É autora de Inventando moda -
planejamento de coleção, publicado em 2003.

Dorotéia Baduy Pires é designer graduada pela PUC-PR e artista plástica
graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em Educação
pela PUCPR. Formada em Design de Moda pelo Instituto Artístico
dell´Abbigliamento Marangoni e pelo Politécnico Industriale per lo Sviluppo
Industriale ed Econômico, Itália. Docente e pesquisadora da Universidade
Estadual de Londrina. Múltipla atividade acadêmica no Brasil, Itália,
Argentina, Uruguai. Organizadora e autora do livro Design de moda: olhares
diversos (Estação das Letras, 2007). Presidente da Comissão Verificadora nas
Áreas de Design - MEC/ Setec de 2001-2006; Avaliadora do INEP desde 2000.
Empresária durante dez anos com atuação na área de design. Coordenadora do
Projeto Milano: cultura, design e criação de moda, Itália e França, desde 2000.

Eleni Kronka é jornalista, mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicação e
Artes da USP, graduada pela Faculdade de Comunicação Social "Cásper Líbero",
com especialização em Jornalismo pela Universidade de Navarra (Espanha),
docente dos cursos de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (graduação e
pósgraduação) e de especialização da Faculdade Santa Marcelina. É
editora-chefe do Jornal World Fashion e membro da ONG Artemoda.

Evelyn Bonorino é jornalista, formada pela UGF/RJ e pós-graduada em Estratégia
e Qualidade - UCM/RJ, atua na área de moda desde 1990. Foi estilista durante
oito anos da sua própria marca a Mr. Kangaroo, especializada em sportwear. É
professora da Escola de Moda Candido Mendes - Niterói, da Universidade Estácio
de Sá - Rio de Janeiro e do Senac - Rio. Nestas instituições ministra aulas de
Marketing, Produção, Pesquisa e Consultoria. Oferece palestras sobre moda,
comportamento e consumo no século XXI e tendências - Primavera/Verão e Outono/
Inverno. Desde 2003 por meio da Evelyn Bonorino - consultoria de moda e imagem
- empresarial/pessoal oferece um atendimento personalizado a empresas que
buscam aplicar novas estratégias dentro do segmento moda.

Fernanda Resende é consultora de estilo formada pelo Centro de Formação em
Moda do Senac e pós-graduada em Moda e Comunicação pela Universidade
Anhembi-Morumbi, com especializações em Personal Styling e Jornalismo de Moda
(ECAUSP/ Anhembi Morumbi). Nascida em Vitória, Espírito Santo, começou a
carreira como figurinista de filmes publicitários. Em 2002, juntamente com
Cristina Zanetti, criou a consultoria Oficina de Estilo, que tem no portfolio
mais de 100 clientes atendidos, além de trabalhos para empresas como Forum,
Senac, Paula Ferber, Daniela Zylbersztajn, Cori/Grupo Pasmanik e Giselle
Nasser. Editora do blog Oficina de estilo desde janeiro de 2006, organizou a
primeira cobertura do São Paulo FashionWeek feita por blogs nacionais e
estrangeiros, durante a temporada de outono-inverno 2007. Hoje, também
compartilha sua experiência e conhecimento em colaborações para veículos de
moda como FilmeFashion, Updaters e BlogView.

Flávia Padilha é jornalista, produtora e stylist de moda. Nascida em Brasília
e radicada em São Paulo desde 1997, há dez anos atua no mercado editorial e
publicitário como colaboradora de diversas mídias. É formada em Comunicação
Social pelo Uniceub, Brasília, e especializada em moda por meio dos cursos nas
áreas de pesquisa, linguagem, comportamento, história e marketing junto às
instituições Domus Academy, de Milão, FAAP, Senac e IBModa. Alguns dos
veículos com os quais já colaborou são as revistas Marie Claire, Criativa,
Quem, Manequim, Claudia e VIP; o jornal Correio Braziliense e o programa de TV
a cabo GNT Fashion. Paralelamente ao mercado editorial, realiza também
trabalhos de pesquisa e consultoria de estilo para diversas empresas. Sua
lista de clientes inclui as marcas O Boticário, Shopping Tamboré, Lojas Besni,
Editora Globo, Lygia & Nanny, Marisa Ribeiro, Cori, entre outros.

Germana Fontenelle é economista doméstica de formação, mestre em Educação pela
Universidade Federal do Ceará. Ingressou no ensino superior em 1976 na área de
Têxteis e Vestuário no curso de Economia Doméstica. Aos nove anos de idade,
comecou sua estória no mundo dos fios, das tramas e das costuras, quando ao
declamar uma poesia ganhou uma máquina de costura,Vigorelli, portátil. Em 1994
coordenou e implantou o Curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do
Ceará onde articulou e coordenou o intercâmbio entre o curso e Université de
la Mode de Lyon / Lumière/Lyon2. Desde o início de sua carreira profissional,
trabalha prestando consultoria nas áreas de Moda, Vestuário e Artesanato, em
empresas públicas e privadas do Estado do Ceará. Realizou vários projetos,
dentre eles o das instalações físicas do Curso Superior Tecnológico de Design
de Moda da Faculdade Católica do Ceará e participou do projeto pedagógico e de
sua implantação.

Gilda Chataignier é jornalista (UFRJ), mestre em design (PUC/RJ), escritora,
consultora de moda e professora de diversas universidades (PUC-RJ,
SENAI-CETIQT e Estácio de Sá) em áreas de Moda e de Comunicação, na graduação
e na pós-graduação.Autora das obras 1440 minutos de mulher (José Álvaro
Editor), Todos os caminhos da moda (Rocco), 50 anos é o máximo (Rocco), Festas
que dão baile (Rocco) e Fio a fio: moda, tecidos e linguagem (Estação das
Letras). Em equipe: O corpo da moda, a moda do corpo (Editora Anhembi
Morumbi), Plugados na moda (Editora Anhembi Morumbi). Como jornalista atuou
nos principais veículos do Rio de Janeiro e São Paulo, tais como Jornal do
Brasil, Desfile, Manchete, Querida, Vogue, Manequim, Caras e outros.

Juliana Pinheiro Mota está à frente do site Radar55 (www.radar55.com), que,
como o próprio nome sugere, funciona como uma antena sobre o que há de mais
novo, bacana e, o que é melhor, ainda não descoberto. Com algo de novo no ar
todo dia, dá dicas sobre arte & cultura, design, moda, gastronomia, viagem e
diversão. Na Radar55Loja (www.radar55loja.com), faz o trabalho de garimpo dos
novos designers e artistas, expostos com exclusividade na loja-galeria virtual
do site. Freqüente colaboradora da revista Vogue, especializou-se em descobrir
cantinhos secretos - e deliciosos - por onde quer que vá. Formada em
Comunicação pela PUC-Rio, a jornalista carioca trabalhou na Revista Domingo,
do Jornal do Brasil, na qual assinava a coluna Mercadorias, e na editoria de
comportamento de O Globo.

Kathia Castilho é professora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi
Morumbi - SP. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e
Estratégias Corporais da ECO-UFRJ e do GEMM - Estudos de Marketing de Moda -
USP-SP. É coordenadora da coleção de livros Moda e Comunicação da Editora
Anhembi Morumbi na qual é autora do livro Moda e linguagem. São Paulo; Anhembi
Morumbi, 2004 e Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo:2005 e
Diretora da Editora Estação das Letras em São Paulo.

Laura Artigas Forti é blogueira e jornalista formada pela PUC-SP. Quando
criança adorava brincar com panos e amostras de carpete. Descobriu sua paixão
pela moda na aula de francês no ginásio. Depois de trabalhar com teatro,
publicidade e música, já formada, resolveu dedicar-se a moda e criou o blog
Moda pra Ler em janeiro de 2006 e descobriu o prazer de se autopublicar, de
estudar bastante para não se sentir culpada por não estar atualizada e de
conquistar leitores. Já colaborou com veículos de renome, como as revistas
Moda da Folha de S. Paulo, Rolling Stone Brasil e Simples e gostaria de ser
professora de História da Moda um dia.

Lu Catoira nasceu em São Paulo e estudou em escolas tradicionais, como Des
Oiseaux, Madre Alix e Dante Alighieri. Formada em Publicidade pela FAAP - e em
Jornalismo pela UniverCidade, do Rio de Janeiro, é pós-graduada pela UniRio e
pela Universidade Anhembi-Morumbi. Como jornalista, colaborou com os
principais publicações do país, como o Jornal do Brasil e O Globo, em diversas
revistas da Editora Abril e da Editora Globo - onde teve colunas fixas nas
revistas Moda Brasil, Criativa e Moda Moldes. Na Bloch Editores, foi editora
de moda das revistas Desfile, Pais e Filhos por oito anos e consultora do
visual do jornalismo da TV Manchete. Atualmente além de produzir catálogos, e
editoriais para o jornal O Globo, é freelancer da revista World Fashion e do
site www.modeconsultoria.com.br. Na área acadêmica, é coordenadora da
Faculdade de Design de Moda do SENAI-CETIQT, no Rio de Janeiro.Também leciona
no MBA de Gestão de Moda da Faculdade da Cidade e no curso de Moda e Figurino
da Universidade Estácio de Sá e faz parte do conselho do Comitê Acadêmico,
Colóquio da Moda.

Lula Rodrigues tem formação em Comunicação Visual, começou a carreira
profissional como roteirista e arte-finalista de história em quadrinhos na Rio
Gráfica Editora e depois diretor de arte de publicidade de moda para a revista
Moda Brasil. Coordenador de produção e depois coordenador de moda do Caderno
Ela e posteriormente diretor de arte e consultor de moda para o GNT Fashion.
Passou pelo Videoshow como autor-roteirista e fez projetos especiais de
marketing de moda pioneiros para O Globo, como o Ela Cyber, um site de
cobertura da Semana BarraShopping de Estilo, em 1996, que subiu ao cyberspace
em tempo real quando ainda não se falava do assunto. É colaborador regular do
Caderno Ela de O Globo e autor do Manual de estilo Borelli. Assina a coluna/
blog Homempontocom moda & estilo masculinos com Lula Rodrigues, no Globo
online. Escreve para revistas como a Vogue, a FFW Mag e outras. Em setembro de
2007, inaugura o portal Homempontocom TV - uma emissora de tv na web, tratando
de moda, estilo de vida e street art, focados no público masculino.

Marcia Couto Mello é doutoranda e mestre em Arquitetura e Urbanismo, com áreas
de concentração em Urbanismo e em Conservação e Restauro, respectivamente,
pela Universidade Federal da Bahia - Curso de Pós-graduação em Arquitetura e
Urbanismo da Faculdade de Arquitetura. Professora da Universidade Salvador
(UNIFACS), nos cursos de Gestão e Design de Moda, e, Arquitetura e Urbanismo.
Integrante do grupo de pesquisa História da Cidade (UFBA / CNPq). Coordenadora
e professora pesquisadora do laboratório de pesquisas Arquimemória, NEPAUR /
PPG em Desenvolvimento Regional e Urbano - UNIFACS. Entre os trabalhos
editados, destaca-se: Salvador multimagética - A imagem do bairro do Comércio
através de cartões-postais (1890 - 1950).

Maria Celeste de Fátima Sanches é mestre em Design pela UNESP, especialista em
Moda pela UEL e Bacharel em Desenho Industrial/ Habilitação em Programação
Visual pela UFPR. É a atual Coordenadora de Estágio Curso de Design de Moda da
Universidade Estadual de Londrina e docente convida- da dos programas de
pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina e Senai PR. Atua como
avaliadora do MEC na Área de Design desde 2002 e trabalha como designer
autônoma em projetos gráficos e consultoria para indústrias de moda. Em suas
pesquisas, prioriza o estudo de metodologias de projeto e usabilidade para o
desenvolvimento de produtos de moda.

Maria Cristina Volpi Nacif é doutora em história social pela UFF e professora
adjunta da Escola de Belas Artes, UFRJ. Ela é autora dos artigos Confecção e
mão-de-obra, no Rio de Janeiro, nos primeiros cinqüenta anos do século XX. IN:
CASTILHO, K. Plugados na moda e Luxo e fantasia: a bijuteria de alta-costura e
a herança de Coco Chanel. IN.: CASTILHO, K. O novo luxo (publicados em 2006,
ambos pela Editora Anhembi-Morumbi), entre outros trabalhos sobre a moda no
Brasil, que pesquisa há mais de quinze anos, abordando o estudo do traje em
seus aspectos materiais e simbólicos.

Maria do Carmo Teixeira Rainho é historiadora e mestre em História Social da
Cultura pela PUC-Rio. Professora da graduação e da pós-graduação em Design de
Moda do SENAICETIQT e do MBA de Moda e Criação da Univercidade. Pesquisadora
do Arquivo Nacional desde 1988, atuando como curadora de exposições, autora e
editora de publicações e do portal web da instituição. Autora de livros e
artigos tendo como eixos a história da indumentária e da moda no Brasil,
teoria e historiografia da moda, moda e produção editorial. Entre os textos
publicados destacam-se A cidade e moda: novas pretensões, novas distinções -
Rio de Janeiro, século XIX, Editora UnB, 2002 e Retratos Modernos, Arquivo
Nacional, 2005.

Mariana Meier é estilista de acessórios. Estudou estilismo industrial no
SENAI-CETIQT, no Rio de Janeiro, onde formou-se em julho de 1997. Em agosto de
1997 Mariana mudou-se para Florença, Itália, para estudar a arte de fazer
sapatos e bolsas na região mais famosa do mundo para artefatos de couro.
Durante os estudo na Itália teve seus trabalhos publicados em revistas
européias nas sessões de novos designers e de novas promessas para o futuro do
estilismo italiano. Suas criações foram expostas em várias feiras de couro
italianas. No ano de 2001 começou a trabalhar na empresa Bally, como
assistente de estilismo no departamento de criação e desenvolvimento de bolsas
e acessórios. Em fevereiro de 2003 criou a marca Accent Designs e em junho de
2005 abriu a sua primeira loja na cidade de Lugano, Suíça.

Mirela Lacerda é jornalista formada pela PUC-Rio, Estilismo pela Escola de
Moda Candido Mendes e pós-graduada em Cultura de Moda pela Universidade
Anhembi-Morumbi. É professora do Senac-Rio e das Universidades Candido Mendes
e Estácio de Sá. Em 2005 fundou com outras cinco sócias o site
www.meninasdamoda.com.br onde atua como editora de conteúdo e colunista de
moda internacional e de tendências. Tem larga experiência em pesquisa de moda
e comportamento e como consultora de empresas e confecções no Rio de Janeiro.

Nízia Villaça é professora titular da ECO/UFRJ, com pós-doutorado em
Antropologia Cultural - Sorbonne, Paris V; pesquisadora do CNPq; coordenadora
do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais; autora e
organizadora entre outros, dos seguintes livros: O novo luxo. São Paulo:
Anhembi Morumbi, 2006. Org. c/Kathia Castilho; Plugados na moda. São Paulo:
Anhembi Morumbi, 2006. Org. c/Kathia Castilho; Impresso ou eletrônico? - um
trajeto de leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002; Em pauta; corpo, globalização
e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad, 1999; Em nome do corpo. Rio de
Janeiro: Rocco. 1998. Co-autor: Fred Góes; Paradoxos do pós-moderno; sujeito &
ficção. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

Patrícia de Mello Souza é mestre em Design pela UNESP, especialista em Moda
pela UNERJ e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR. É a atual
coordenadora do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina e
docente convidada dos programas de pós-graduação da Universidade Paranaense e
da Universidade de Passo Fundo. Atuou como avaliadora do MEC na Área de Design
de 2001 a 2006 e foi empresária do setor de confecção do vestuário de 1983 a
2000. Em suas pesquisas, prioriza o estudo da modelagem tridimensional como
instrumento de criação de moda.

Patricia Santanna é doutoranda em História da Arte (IFCH, UNICAMP, FAPESP),
Mestre em Antropologia (UNICAMP), Especialista em Museologia (USP), atua como
consultora para o Segmento de Moda para o Ministério da Cultura e leciona
História do Design no Istituto Europeo di Design (São Paulo, SP). Já
desenvolveu pesquisas sobre a linguagem visual das revistas de moda no Brasil,
os processos de musealização de coleções de vestuário, entre outras.
Atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação arte e moda estabelecida nos
anos de 1960 no Brasil.

Paula Acioli é carioca. Formada em Design e Comunicação Visual pela Escola de
Belas Artes da UFRJ. Especializou-se em Joalheria pela Scuola Lorenzo de
Médici em Florença, Itália e em Moda pelo London College of Fashion - uma das
mais conceituadas instituições de moda do mundo - em Londres, no Reino
Unido.Trabalhou por mais de dez anos criando a identidade visual de diversas
empresas no Rio de Janeiro e no Brasil. No anos 1990, mudou-se para Londres e
estudou no London College of Fashion. Desde seu retorno ao Brasil, é convidada
por empresas e instituições de ensino a proferir palestras, cursos e
seminários em moda, tendo sido a idealizadora, junto à equipe do Senac Moda
Rio, do primeiro Caderno de Tendências da instituição. Atualmente mora no Rio
de Janeiro, é docente do MBA em Gestão de Negócios em Moda e de Moda e Criação
na UniverCidade, RJ; é docente de cursos de extensão em moda na mesma
instituição e está à frente do Paula Acioli / Profashional - núcleo de
pesquisa de moda, bem como do GEM - Grupo de Estudos da Moda, formado por
alunos, ex-alunos, profissionais e interessados na área de moda. Presta
consultoria e desenvolve projetos especiais para empresas e instituições de
ensino, como Rede Globo, L' Oréal, Rio Design, Fashion Mall, EMI, Revista
Manequim, British Council, Uncle K., Luiza Bonadiman, RM Trends, Be Yourself
Acessórios, Cor Margarida, Senac, UniverCidade, Instituto Tudo é Moda, entre
outros. É autora do livro Trinta estilistas. À moda do Rio (Editora Senac
Rio), primeira compilação sobre criadores de moda da cidade do Rio de Janeiro,
escrito em parceria com Iesa Rodrigues.

Rebeca de Moraes é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero.Trabalhou
por três anos no jornal Meio & Mensagem como repórter das editorias de
Campanhas, Negócios (em que escrevia sobre moda), Agências e Produção. É
criadora e editora do blog Modos de moda e atua como freelancer para revistas
ligadas ao público jovem como Capricho e LoveTeen. Já fez cursos de
Comunicação na Moda e Marketing de Moda pelo Instituto Brasileiro de Moda
(IBModa). É uma eterna amante e crítica da moda, sobre a qual adora ver,
falar, ler e escrever.

Renata Abranchs é formada em Indumentária - Belas Artes pela UFRJ e Estilismo
no SENAI-CETIQT. É consultora de moda e atua nas áreas de pesquisa,
planejamento e coordenação de coleções. Em seu currículo estão empresas
líderes no mercado como: Cantão, Leader, Farm, Mercatto, Carlota, Checklist,
entre outras. Criou em 1997 o Bureau de Estilo Renata Abranchs, onde é
produzido um diversificado material de tendências de moda fortemente
direcionado ao mercado nacional. Além disso, de três em três meses realiza
palestras de tendências que são referência no calendário da moda brasileira.
Atualmente sua equipe se dedica também em editar seus inspiradores blogs: www.
renataabranchs.com.br/blog e www.rioetc.blogspot.com

Renata Pitombo é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA
(2003), onde também fez o mestrado (1997) e graduou-se em jornalismo (1992).
Em 2001 fez estágio doutoral no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano,
da Université René Descartes (Paris V - Sorbonne). Entre 2003 e 2006 coordenou
o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da FTC Salvador, onde
liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente é professora adjunta da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisadora do grupo
Estética e existência, cadastrado no Cnpq. É autora do livro Os sentidos da
moda, pela editora Annablume.

Rita Andrade é professora do curso Design de Moda da Universidade Federal de
Goiás e editora da revista Fashion Theory - a revista da moda corpo e cultura,
edição brasileira; doutoranda no Programa de História da PUC-SP; mestre em
History of Textiles and Dress pela University of Southampton, Reino Unido.
Pesquisadora convidada do Instituto ETHOS: Comunicação, Comportamento e
Estratégias Corporais (www.ethos.com. br), foi professora dos cursos de
pós-graduação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pelo SENAC-SP.Tem
artigos publicados na revista eletrônica www.modabrasil.com.br. É co-editora
do número especial Moda da revista Nexus (Editora Anhembi Morumbi, 2002).Tem
artigos publicados em O novo luxo (CASTILHO, Kathia e VILLAÇA, Nizia (org.).
Editora Anhembi Morumbi, 2006); The Latin American fashion reader (ROOT,
Regina (ed.). Berg, 2005) e na revista científica Textile History (Maney, maio
2004). É casada, mora em Goiânia - GO e tem uma filha.

Roberta Ristow é carioca e jornalista, formada também em moda, área em que
atua desde 1998.Trabalhou como editora de moda e estilo da revista Playboy, da
Editora Abril.Anteriormente, foi produtora de moda e repórter da revista
Desfile, da extinta Editora Bloch. Atualmente, cursa um Master em Gestão de
Empresas de Comunicação na Universidade de Navarra e trabalha na versão
on-line da revista Elle, da editora Hachette Filipacchi, na Espanha.

Rosane Preciosa é Doutora em Psicologia Clínica (PUC/ SP), pelo Núcleo de
Estudos e Pesquisas da Subjetividade Contemporânea. É professora e
pesquisadora do Programa de Pósgraduação em Design, Mestrado, bem como dos
cursos de graduação em Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Autora do livro
Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida, publicado, em
2005, pela Editora Anhembi Morumbi.

Sônia Elbacha Pereira é Coordenadora do Curso de Design e Gestão de Moda da
Universidade Salvador - UNIFACS. Consultora em Marketing de Moda e
sócia-gestora da empresa Sônia Elbachá Marketing e Moda, com clientes
nacionais da Indústria e do varejo de calçados e vestuário. Quinze anos de
experiência no setor de calçados, atuando como diretora comercial da Osvaldo
Nery Representações. Participou na direção e realização do II Colóquio
Nacional de Moda. Mestranda em Administração Estratégica, com projeto
enquadrado na linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos Educacionais, com
o tema Transdiciplinaridade no Ensino Superior de Moda (UNIFACS/BA). Bacharel
em Administração de Empresas (UNIFACS/BA).

Suzana Barreto é designer. Ergonomista. Pesquisadora. Doutora em Engenharia de
Produção - Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutoranda em
Sustentabilidade com bolsa Pós-doutorado Júnior do CNPq - Universidade Federal
do Paraná. Mestre em Ergonomia e Especialista em Materiais e Processos Têxteis
- Universidade Nacional Autônoma do México; Desenhista Industrial -
Universidade Federal do Paraná. Professora colaboradora do Mestrado em Design
da Universidade Anhembi Morumbi. Possui também múltipla atividade docente como
professora convidada em vários cursos de Pós-graduação no Brasil. Pesquisadora
e especialista na área de Ergonomia e Design, com ênfase em ergonomia, design
& moda e sustentabilidade, com várias publicações nesta área do conhecimento.
Criadora da metodologia OIKOS, metodologia de avaliação de usabilidade e
conforto do vestuário. Coordenadora do Grupo de Trabalho Design Universal e
Acessiblidade da Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO. Pesquisadora do
Núcleo de Design & Sustentabilidade - Universidade Federal do Paraná.
Empresária na área têxtil e de confecção.

Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Com pós-doutorado em Semiótica no
Instituto Universitário da França em Paris. Professora da pós-graduação
on-line de Marketing Sensorial, em Cultura de Moda, e de Percepção Visual em
Jornalismo, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Professora
convidada para o curso de Marketing do Luxo, no Istec, em Paris. Professora na
Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça. Editora da
revista internacional de visual merchandising, Suíça, Inspiration. Vitrinista
da Maison Natura em Paris desde sua abertura em 2005.Autora de diversos
livros, publicou recentemente: Vitrinas entre-vistas: merchandising visual
(Senac, 2004) e Vitrinas: diálogos urbanos (Editora Anhembi Morumbi, 2005).

Thereza Duarte é empresária, diretora da TNT assessoria. Primeiro foram os
anos do curso de Belas Artes da UFRJ e o trabalho com história em quadrinhos
na Rio Gráfica Editora - atual Editora Globo. Anos de 1970. Depois, as
agências de publicidade como atendimento e diretora de arte: Agência Pique,
especializada em moda. Em meados dos 1980, membro da equipe de produtores de
moda do jornal O Globo. Além do Caderno Ela, ao qual se dedicou durante oito
anos, prestou serviços para a maior parte dos títulos das revistas femininas
das Editoras Abril, Globo e Bloch. Como stylist participou das primeiras
semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo coordenando, criando e
produzindo desfiles para marcas como M. Officer, Cantão, Blue Man, entre
outros. Como figurinista participou de especiais na TV Globo e prestou serviço
para as melhores agencias de publicidade de Rio de Janeiro. Fundou a TNT em
junho de 1995 - empresa de comunicação com foco em moda. Mais recentemente
recebeu a chancela profissional de um MBA em Marketing pela Fundação Getúlio
Vargas.

Titta Aguiar é formada em letras, jornalismo e estilismo de moda, com várias
especializações no exterior na área de moda. Autora dos livros Personal
Stylist, 5ª edição e o recente, Acessórios, 2ª edição ambos da editora Senac
São Paulo, lançados na São Paulo Fashion Week. No ano de 2006, viajou por mais
de 40 cidades pelo Brasil ministrando palestras na área de moda. Como
jornalista, apresentou durante três anos um quadro de moda na TV Record,
"Note-Anote", e atualmente participa de um programa na Band, "Mundo Fashion" e
apresenta um quadro de moda na TV Record de Fortaleza, "Tudo de Bom". Foi
docente do Senac Moda, durante cinco anos, e em seu currículo de Dress-code
Empresarial, citamos alguns clientes como Pernambucanas, Fotoptica,
Emerenciano Advogados, Machado e Associados, Admix Consultoria, Associação dos
Bancários do Rio de Janeiro, Barra Shopping Rio, Shopping Iguatemi... Clientes
na área de consultoria de personal stylist constam atores, apresentadores,
políticos, empresários, cantores.

Virginia M. Saback E. Guimarães é coordenadora do curso de graduação
tecnológica de Design e Gestão de Moda, é professora das disciplinas: Pesquisa
de Moda; Desenvolvimento de Produto e Planejamento e Desenvolvimento de
Coleção, na Universidade Salvador (UNIFACS), onde também integra o Grupo de
Estudos e Pesquisas - Arquimemória (vinculado ao NEPAUR e ao PPDRU da
Universidade Salvador - UNIFACS). É consultora de moda para negócios e
planejamento estratégico de produtos.

Yara Eleodora é produtora de moda e figurinista.Trabalha há 15 anos atuando em
diversos campos, entre eles: televisão, cinema, teatro e revistas. Atualmente
é professora de produção de moda e criação de figurino. É professora em cursos
curtos criados por ela mesma. Lecionou na Universidade Anhembi Morumbi - SP e
no Senac-Faustolo-SP. É formada em gestão em moda pela UniFMU e é mestranda em
moda, arte e cultura no Senac-SP.
http://www.libre.org.br

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